Rails Templates

Estou feliz por voltar a escrever no blog e este é o primeiro post de 2011, falando nisso, feliz 2011 atrasado para todos !

E hoje o assunto a ser tratado é algo que agiliza bastante a rotina de um railer criar novos projetos com o ambiente que prefere. Bom, eu sou um pouco suspeito para falar disto pois sou da escola do Java, onde costumamos perder bastante tempo configurando, isso pelo menos até conhecer o maven e seu famoso arquivo pom.xml, mas mesmo assim sempre tinha algo que dava algum problema e o tempo gasto em configurar um ambiente e um projeto novo era alto demais. Graças a Deus, com o Rails não temos esse problema porque podemos ter um template com gems a serem instaladas, arquivos a serem copiados e configurações a serem feitas.

Eu não poderia escrever este post sem antes citar o Daniel Lopes que é instrutor da e-Genial e ministrou cursos de rails que pude participar em meados de 2010. Em um destes cursos o Daniel citou sobre templates e para darmos uma conferida em seu github. Depois de muito tempo após o curso acabei olhando somente agora este conteúdo e gostei muito, comecei a utilizá-lo em minha rotina e estou aprovando. Se tiverem tempo, dêem uma olhada em meu github, a aplicação que clonei e personalizei, a my_template.

O seu uso é bem simples, se quiser personalizar, basta clonar o projeto e alterar o arquivo template.rb da maneira que quiser, poderá também alterar os arquivos que deseja incluir em seus futuros projetos. Se preferir utilizar direto do github, pode usar:

rails new app -m github.com/danielvlopes/base_app/raw/master/template.rb

ou:

rails new app -m github.com/mvoto/my_template/raw/master/template.rb

Para resumir, templates facilitam seu trabalho na hora de criar um novo projeto rails, você não perde tempo instalando gems, nem jogando javascripts, imagens, css e arquivos de layout que costuma jogar em alguns projetos com seus padrões. Recomendo fortemente !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s