Retrospectiva de Sprint para o final de ano

Como todos sabem, final de ano é correria para todo mundo e acaba não sobrando tempo para muita coisa. Eu por exemplo, queria preparar um post técnico bem legal para fechar o ano bem, mas infelizmente vai ficar para o começo de 2011. Para este post, farei uma analogia entre a reunião de retrospectiva do sprint, da metodologia scrum e uma análise de como foi sua carreira profissional neste ano.

Bom, para aqueles que já conhecem ou trabalharam com o Scrum já sabem como a reunião de retrospectiva funciona, mas para os que ainda não conhecem, sugiro que leiam o resumo feito pelo pessoal da IMPROVE  IT: http://improveit.com.br/scrum, pois usarei alguns termos utilizados na metodologia.

A idéia de escrever este post, surgiu de um estalo que tive e achei bem interessante: por que não comparar nosso ano com um sprint ? E melhor ainda, por que não analisar nosso ano, ver o que houve de ruim para tentar melhorar e o que teve de bom para se aproveitar como em uma retrospectiva de sprint ?

Então, mãos à massa, post its de pontos negativos na parede e vamos lá: analisem os aspectos negativos do seu ano profissional, aquele projeto que não foi entregue no prazo(o que melhorar para mudar, o que fazer para conseguir alcançar o prazo, por que atrasou o projeto), aquele estudo que teve que ser deixado de lado, aquelas horas extras que foram apenas um favor e não remuneradas, aquele freela que você deixou passar.

Agora os post its com pontos positivos: aquela promoção que você conseguiu, aquela metodologia que você conseguiu colocar em prática e obteve bons resultados, aquela tecnologia nova que você aprendeu, aquele projeto pessoal que você concluiu, a conversa produtiva que você teve com seu chefe/equipe.

Beleza, mas pra que tudo isso ?

Ué, após preencher e colocar todos os post its nos quadros de pontos positivos e negativos, é hora de discutir cada um e analisar, com você mesmo, perca um tempo tentando entender algumas coisas e melhorando sua auto-estima para aqueles pontos positivos. Com isto, acredito que você terá uma boa leitura de como foi seu ano, poderá traçar estratégias melhores para alcançar seus objetivos para o próximo ano e por que não, traçar novas metas para 2011 ?

Espero ter contribuído em alguma coisa para você que está lendo este post. Um feliz natal e um 2011 abençoado, cheio de sucesso e realizações !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s