Como convencer de que é bom testar ?

Pessoal, estou estudando aqui bastante sobre BDD, TDD e algumas ferramentas para aplicar essas técnicas de uma vez por todas em minhas aplicações Rails, portanto ainda não tenho material nem conhecimento suficiente para postar sobre este assunto aqui no blog. Ao invés disso, vou escrever sobre algo que me intriga um pouco: o que meu chefe pensa à respeito disso ?

Bom, como disse, tenho estudado para aprimorar técnicas de desenvolvimento e em um breve futuro entregar aplicações com muito mais qualidade. Isso é uma coisa que me empolga, me motiva muito à ponto de eu conversar com meu atual chefe sobre o uso em um sistema que migraremos de uma linguagem de 3 letras(que não é PHP) para Ruby on Rails e aparentemente ele não se empolga tanto. Sua motivação aparece quando falo de melhorias na estrutura, performance e usabilidade.

Claro que na cabeça de um empreendedor em busca de lucros ele não quer saber de processo mas sim de resultados e isso no meu ponto de vista é um pouco preocupante. Alguém pode me responder como obter qualidade no produto final se não tem qualidade no processo atual ? E se o próximo desenvolvedor a ser contratado não conseguir dar manutenção no sistema de tanta gambiarra que foi feita ? E se o próximo desenvolvedor criar a nova funcionalidade, mas quebrar uma outra antiga e isso acontecer quando o diretor do seu cliente estiver navegando no sistema ?

Estas são algumas perguntas a serem feitas para quem não é a favor do uso de testes, por exemplo e de uma possível demora no início da implantação destes em sua empresa. Acredito que essa cultura deva ser estabelecida em uma empresa para que todos vistam essa camisa e não a tirem nos momentos de incêndio como já vi acontecer em trabalhos anteriores.

Quando você passa por um projeto legado que está mal feito, cheio de bugs e problemas de estrutura, fica muito mais fácil de evidenciar e mostrar para quem for que você pode fazer algo melhor, mais organizado e com uma garantia de qualidade que são os testes. Sem contar que se conseguir fazer uma demonstração de BDD na prática com o Cucumber por exemplo, qualquer pessoa que veja a documentação(features e steps) consegue saber o que o sistema faz !

Estou na minha luta para tornar os testes que só vem para somar uma realidade. Espero que você leitor, que já utiliza esta prática, encoraje os que ainda não o fazem e você leitor que não escreve testes ainda, que procure estudar e ir atrás pois realmente vale muito a pena !

Um bom ponto de partida para quem quer começar a aprender são os railscasts do Ryan Bates que falam sobre cucumber, rspec e webrat.

Algumas outras referências:

Blog do Chelimsky (pai do RSpec)

RSpec Info

Simples Ideias – Usando o RSpec para testar sua aplicação Rails

Screencast do Anderson Leite da Caelum – Introdução à Cucumber e RSpec

Cucumber Making BDD Fun

Deixe uma Resposta

