Colocar em Produção: A batalha sangrenta que pode ser evitada !

Olá !

Quem da área de TI já não passou por uma batalha sangrenta e desgastante para colocar o site ou sistema em produção ?

Pois é, sempre temos que enfrentar algumas situações adversas, missões impossíveis de colocar algo em produção em um prazo curto por n motivos. E eu demorei para escrever novamente no blog pois estava em uma dessas batalhas.

Posso dizer que nesta batalha em específico tive um problema de planejamento no qual optei por obedecer à uma ordem vinda de meu chefe ao invés de optar pela ação que tinha certeza de obter sucesso. Por conta de falhas deste tipo ou de más estimativas de prazo o profissional enlouquece pois se vê obrigado à finalizar seu trabalho no prazo, mesmo que a quantidade de tarefas e/ou dificuldade das mesmas seja absurdamente grande. Com este cenário é inevitável noite(s) em claro e quantidades dobradas, triplicadas, quadriplicadas de horas trabalhadas para a tentativa de sucesso.

Mesmo com a falha de planejamento interno neste projeto, pude perceber que o prazo estava apertado e na maioria das vezes por imposição do cliente ou de concorrentes no mercado. Parece que não temos como fugir disto, mas quanto mais experiência adquirimos, mais batalhas sangrentas evitamos. Nós devemos sempre aprender com os erros e tentar evita-los no futuro. Por mais prazeroso que seja ver o site ou sistema no ar com tudo funcionando, será que vale a pena passar as noite(s) em claro e passar por desespero similar à Porta dos Desesperados ? Garanto que se perguntarem para qualquer profissional que tenha acabado de passar por isso se ele pretende repetir a dose, a resposta será NÃO, com letras maiúsculas mesmo.

Se pudermos evitar a batalha sangrenta, devemos sempre tomar esta decisão. Acho mais válido dizer que o prazo não e correr o risco de ouvir um monte de groselhas ou até ser mandado embora(no caso de empresas terroristas) do que passar por este tipo de atividade desgastante. Falo isso devido ao mercado de nossa área ser bem aquecido, portanto temos esta opção na maioria das vezes. Agora quanto ao saber dizer não, é um assunto bem complicado, pelo menos para mim e que muito provavelmente será abordado em algum post futuro.

Este não foi um post muito técnico mas acredito que seja importante escrever sobre coisas do dia-a-dia de um desenvolvedor. Caso aprovem ou não este tipo de post, por favor escrevam no blog para que eu tome conhecimento e busque sempre melhorar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s